Ref. de Base / Reforma Política

Reforma Política Popular

Por: Lázaro Ferreira Rodrigues *

A histórica luta, do campo popular e democrático por Reformas de Base, coloca de forma bem clara para a sociedade que estas reformas devem ser de cunho popular e democrático. Importante frisar, que tipo de reformas interessa aos setores populares do campo e da cidade, Reformas Estruturais sim, mas que atenda aos anseios do povo e não aos das elites e oligarquias.

Reforma política ampla, democrática deve assegurar o pluralismo partidário, resguardar o sistema proporcional, fortalecer os partidos e ampliar a liberdade política; implantar um novo sistema de representação político-eleitoral com financiamento público de campanhas e voto em listas partidárias. Instituir formas de democracia participativa e direta, além da representativa. Combater a renitente investida para restringir o pluralismo partidário.

O texto ao lado é o Pto. 53 item (a) do Programa do PC do B Clik no botão abaixo e leia o Programa por inteiro.

Reformas Estruturais por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

Comunicação insurgente, Web Guerrilha informativa contra os impérios midiáticos.

Belém - Pará -Amazônia - Brasil

Uma Ref. Política com plena participação do povo

Por: Lázaro Ferreira Rodrigues - militante do PCdoB no Pará.

O nosso programa socialista, propõe para o país, um novo ciclo desenvolvimentista e civilizacional. E o caminho para tal conquista, passa pela implementação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND). Entre as medidas componentes deste Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, seguramente, estão entre elas, o conjunto das seis reformas etruturais e a Reforma Política é uma delas. Em nosso programa, o rumo é o Socialismo, e o caminho para o  Socialismo é o  Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.  Concebemos assim, portanto, o  NPND como fator de transição ao Socialismo a partir da análise dialética do curso real da luta de classes no Brasil.

Renato  Rabelo, membro do Comitê Central do PCdoB, e ex Pte. do Partido.

Luciana Santos, atual dirigente política do PCdoB e é membra do Comitê Central do Partido